Header Ads

Fantastic Entrevista [Especial Porto Canal] - 1º edição


O Fantastic, conforme tem vindo a anunciar, vai iniciar agora um conjunto de edições do Fantastic Entrevista especial Porto Canal, em que as entrevistas serão todas com caras do Porto Canal, desde a informação ao entretenimento.

Nesta 1ª edição estamos à conversa com Maria Cerqueira Gomes apresentadora do Porto Alive, do Grandes Conversas e do Especial Verão na época do verão. Junta-se também Carla Ascenção, pivot da informação do Porto Canal e coordenadora do Último Jornal e do Jornal Diário.

Entrevista a Maria Cerqueira Gomes

1-É talvez a cara mais conhecida do Porto Canal. Como carrega esta responsabilidade às costas?
Não sinto isso no dia-a-dia. Estou no Porto Canal desde a primeira hora e acredito no sucesso de uma equipa.

2-Como entrou no Porto Canal? Reconheceram-lhe o talento escondido?
Fiz um casting numa altura em que se falava do projecto. Gostaram de mim e quando o canal arrancou, chamaram-me. Confesso que não tinha grandes expectativas…a televisão era um sonho!
3-O programa Porto Alive é do agrado dos telespectadores e faz uma viagem pela região norte. Sente importante mostrar ao país o que se passa no norte?
Claro que sim. Damos voz às iniciativas que não têm palco noutros canais. É um programa importante para aqueles que vivem na região, que nasceram no norte e estão longe. É também importante para aqueles que sentem curiosidade sobre os nossos locais.

4-Os estúdios do Porto Canal têm passado, ao longo do tempo, por muitas remodelações. Desde o visual dos estúdios e à qualidade dos programas muito mudou. Como sentiu tudo isto?
Eu acompanhei essa mudança e para nós foi de extrema importância. Melhorámos consideravelmente as condições de trabalho e isso reflecte-se na nossa imagem. Fazemos televisão com muito menos que outros canais e cada passo positivo é apreciado como deve de ser!

5-O Porto Canal é dedicado exclusivamente ao norte. Não acha que isso limita muito o público que o canal pode alcançar e consequentemente as audiências?
Somos um canal do Norte para o país e para o mundo. Temos uma área de actuação que na realidade tem aumentado ao longo dos tempos (já estamos em Aveiro, Lisboa…). Não faço o meu programa a pensar que a partir de Coimbra não me estão a ver. Podemos fazer televisão para o país a partir do Porto.

6-Costuma analisar as audiências do seu canal e do seu programa?
Analisamos cuidadosamente as audiências e cada vez mais.

7-Alguma vez surgiu algum convite para trabalhar em algum dos canais generalistas?
Por enquanto nada que me fizesse mudar.

8-Indo até à sua infância. Sempre quis ser apresentadora ou seguir esta área da comunicação?
Sempre tive um lado em mim que me puxava para a apresentação/representação. Fiquei-me pela apresentação.

9-Relativamente à sua vida pessoal, é mãe de uma filha ainda novinha. A sua filha acompanha o seu trabalho? Gosta da área de comunicação?
A minha filha acompanha-me e gosta mais dos bastidores. Adora a régie, a caracterização… mas com a idade acho que começa a ficar mais extrovertida e revejo-me nela!

10-Quando lhe perguntavam o que queria ser o que respondia?
Actriz.

11-Está agora no Especial Verão. Como tem sido? Pode revelar-nos os próximos destinos do programa?
Gosto muito de sair do estúdio e contactar com as pessoas. O nosso publico sente um carinho imenso por nós. Nas próximas semanas vamos estar em Matosinhos, Vila do Conde e Chaves. 

Visite a página do Facebook da Maria Cerqueira Gomes e faça um like AQUI

Entrevista a Carla Ascenção

1-É uma das pivot's e jornalistas do Porto Canal. Como é fazer um jornal dedicado exclusivamente à região Norte?
O Jornal das 20h e o Jornal da meia-noite são jornais com informação nacional e não exclusivamente dedicados à região norte. A actualidade política, por exemplo, tem sempre destaque. Temos uma delegação em Lisboa, que faz a cobertura dos debates parlamentares na Assembleia da República. Mas ouvimos sempre os deputados do norte do país e é isso que nos distingue dos outros canais. Damos voz ao norte e aos seus protagonistas.Também temos delegações em toda a região norte, com notícias exclusivas de Bragança, Vila Real, Viana do Castelo, Braga e mais recentemente Aveiro. Outra particularidade da informação da noite do Porto Canal é o facto de termos diariamente comentadores em todos os jornais que analisam a actualidade.Considero que somos um canal feito no norte, mas para o país.

2-Considera o seu trabalho muito gratificante?
Cada passo na minha carreira tem sido muito gratificante porque tem sido conquistado com o meu trabalho. O meu processo de crescimento profissional tem sido gradual e sustentado, tenho feito as escolhas certas.O meu maior incentivo é e sempre foi o exercício do jornalismo. Na minha profissão apaixona-me o comunicar, saber que posso produzir alguma mudança ou reacção no telespectador. Enquanto pivô do jornal tenho a oportunidade de contribuir para essas mudanças e sinto-me muito confortável nesse papel. Trabalho com um prazer enorme e isso transparece!

3-É simultaneamente coordenadora do Jornal Diário e Último Jornal. Estes dois programas são muito complicados de se fazer e, neste caso, coordenar?
Não são complicados, mas sim muito trabalhosos. Todos os dias tenho uma equipa para coordenar, reportagens para aprovar, um trabalho de muitas horas de pesquisa e preparação para fazer. O Jornal Diário (20h) e o Último Jornal (24h) são de uma enorme exigência e enquanto coordenadora tenho a responsabilidade de assegurar que nada falhe. Começo a trabalhar por volta das 11h e não paro até à uma e meia da manhã…

4-Analisando o seu percurso, já passou pela RTP e facilmente esteve em frente das câmaras. Que memórias trás desses períodos?
Aos 21 anos já escrevia notícias para o DN e aos 23, no fim do curso de jornalismo, fazia reportagens desportivas para a RTPN. Passei por vários canais e ao fim de três anos no mercado de trabalho, surge o convite do Porto Canal, que aceitei na hora! As memórias são muitas, mas as que mais me marcaram foram sobretudo os primeiros tempos do Porto Canal. Lembro-me de trabalharmos dia e noite nos dois dias anteriores à primeira emissão. Estávamos em contagem decrescente para o arranque e terminamos a edição de um dos programas apenas cinco minutos antes de ir para o ar! Foi alucinante!

5-O Porto Canal tem tido muitas modificações, até a nível de estúdios. Como sentiu estas transformações?
As transformações foram cruciais para a afirmação do Porto Canal no panorama da comunicação social nacional. A entrada do Júlio Magalhães e do Domingos de Andrade para a direcção vieram trazer novos desafios à informação do Porto Canal. Já estou no Porto Canal há 7 anos, vi-o nascer e crescer e por isso sinto uma enorme satisfação pela forma como o canal se tem posicionado. Hoje temos não só melhores cenários e meios técnicos, mas mais noticiários e mais notoriedade em relação à informação que produzimos. A equipa que temos hoje é mais experiente e muito profissional. As audiências têm crescido exponencialmente. Não tenho dúvidas de que estamos a traçar um caminho rumo ao sucesso!

6-O Porto Canal é dedicado também ao Futebol Clube do Porto. É simpatizante com o clube ou não?
O Porto Canal é um canal generalista, com informação e entretenimento, não é um canal de desporto. Os conteúdos desportivos do FC Porto são apenas uma parte de uma grelha variada de programas. Sim, sou simpatizante do Futebol Clube do Porto, e acho muito positivo o facto de sermos um canal com clube.

7-É um dos principais rostos da estação. Carrega um grande peso às costas?
Carrego uma responsabilidade enorme. O Jornal do prime-time é o que exige mais tempo e dedicação de toda a equipa de informação. As pessoas em casa vêem apenas uma parte de um longo dia de trabalho, não têm a noção de que são mais de dez horas de trabalho todos os dias para preparar um Jornal. É uma carga horária pesadíssima, a exigência e a responsabilidade são enormes.  Mas isso dá-me uma satisfação especial, porque não gosto de coisas fáceis.

8-Acompanha as audiências dos programas em que participa e do canal em geral?
Confesso que não estou muito atenta às audiências, não é isso que influencia o meu trabalho. Mas sei que o Jornal Diário (20h), o Último Jornal (24h) e os especiais informação que apresento fazem bons números. E o Porto Canal em geral tem conseguido excelentes audiências, ficando muitas vezes à frente da Sic Notícias, da RTP Informação e da TVI 24h na medição de audiências a norte do país. É muito gratificante, mas não é isso que me move. Sempre trabalhei com empenho e dedicação, mesmo antes do Porto Canal existir como número no gráfico das audiências.

9-Sente-se concretizada?
Sim, muito feliz com tudo o que consegui alcançar ao longo de dez anos na minha carreira. É muito gratificante coordenar e apresentar os jornais do Porto Canal, pelo elevado grau de responsabilidade e exigência que me foi confiado por parte do director-geral, Júlio Magalhães e do director de informação, Domingos de Andrade.

Em poucas palavras...
A Carla é... amiga, leal, profissional, dedicada, prática.
Um programa... O Jornal Diário do Porto Canal!
Um sonho... jornalismo de guerra.
Um filme... prefiro uma grande reportagem!
Hobbies... viajar, surf.

Visite AQUI a página oficial da jornalista Carla Ascenção e coloque um like.