Header Ads

Exclusivo: Estivemos nos bastidores da figuração

A imagem em cima diz tudo. O Fantastic foi saber mais sobre o negócio e arte que é a figuração. Geralmente todos associam a figuração a quem ''bate palmas'' nos programas de televisão, mas o Fantastic foi descobrir que não é só isso. Estivemos a falar com duas grandes agências portuguesas, que são responsáveis pela figuração, a Valente Produções e a Ensaio Especial.

Valente Produções

A Valente Produções é uma das agências que tem um grande papel na figuração em Portugal. A figuração pode ser dividida em duas grandes áreas: a primeira é a que anima os programas de televisão e a outra são aquelas pessoas que estão na rua, por exemplo, nas novelas ou nos filmes.
Programas como a Praça da Alegria, Boa Tarde, Querida Júlia e novelas como Rosa Fogo e Dancin' Days contam com os muitos inscritos na agência.


Cada vez mais as estações de televisão a recorrerem a figuração: ''Os canais de televisão aperceberam-se, ao longo dos anos que os programas transmitidos com público, neste caso figurantes, são muito mais animados. Gera-se uma dinâmica mais apelativa entre o público, apresentadores e convidados dos programas. Neste sentido, desde há vários anos que é habitual os programas das principais estações televisivas recorrerem a figurantes.'' diz a Valente Produções.
As pessoas têm cada vez mais interesse em ver ao vivo os programas de televisão e a participar neles, nomeadamente de reformados que viam aí uma boa forma de ocuparem o seu tempo e de se divertirem um pouco. Passando esse fator de novidade as pessoas começaram a falhar havendo necessidade de recorrer a pessoas pagas, incutindo responsabilidades. É assim que surge o recurso às agencias.


O recurso à Valente Produções acarreta uma série de vantagens à produção desses programas: os figurantes são sempre acompanhados por um responsável da empresa que transmite as inúmeras regras a serem respeitadas num estúdio e coordena as pessoas durante todo o programa. As produtoras sabem que podem contar com o número exacto de pessoas que necessitam e que não vão ficar com lugares vazios a meio do processo. 
Os Figurantes da Valente Produções são pessoas fortemente motivadas para tarefa que desempenham, com responsabilidade e gosto, fazendo com que a participação do público seja natural e voluntária.

Quando questiona-mos a Valente Produções sobre o orçamento que pagavam aos figurantes ''Os cachets dos trabalhos são variáveis e dependem de inúmeros factores como o tipo de trabalho (novela, publicidade, programa de televisão, etc), do número de horas, da acção, do protagonismo… ''

É responsável por figuração em muitos programas portugueses, maioritariamente da SIC e da RTP e também de novelas como Dancin' Days, a novela de sucesso.

Ensaio Especial

A Ensaio Especial é a responsável de ''Bem Vindos a Beiras''
É talvez a principal agência contratada pela TVI. É a responsável pelo programa Você na TV, A Tarde é Sua, OK KO, Gala TVI 20 Anos... E é também responsável por muitos programas na SIC e na RTP. Tem um papel em todos os canais generalistas.

A Ensaio Especial paga aos seus agênciados mensalmente: ''A média de pagamento, no que à nossa empresa diz respeito é mensal, ou seja, os pagamentos são mensais, entre o dia 02 a 08 de cada mês''. Sobre qual é esse valor é muito relativo tal como na Valente Produções, que ''não podemos quantificar valores, em virtude dos referidos valores serem variáveis, dependendo do projeto em que se encontram a participar e o tipo de figuração que efetuam...''

Atualmente verifica-se um fluxo bastante grande de pessoas a quererem participar na figuração, de ambos os sexos, e as candidaturas são, em regra, todas aceites, podendo contudo haver situações em que isso não aconteça por razões de maior peso.
''Ao contrário do que acontecia anteriormente, e no que à nossa agência diz respeito, atualmente a procura é feita por pessoas mais novas, nomeadamente que estuam e procuram na figuração algum rendimento para suportar os estudos, bem como jovens, desempregados, ou à procura do primeiro emprego; Isto também poderá ser devido ao facto de muitos dos projetos em que participamos, a platéia ser composta, atendendo ao tipo que programa, maioritariamente por jovens (18/30 anos)'' conta Andreia Guerreiro da Ensaio Especial.

 Quem não conhece Albertina Miguel que aparece regularmente no programa Você na TV, e lá está diariamente e que é quase, uma amiga dos apresentadores: ''Quanto ao envolvimento das agenciadas com os apresentadores (a Albertina Miguel é nossa agenciada, participando nos vários projetos em que nos encontramos envolvidos), o que se verifica é que nos programas de "day time" há algumas figurantes que dão "contra cena" aos apresentadores, funcionando como parte integrante desses programas.''



Falamos com Albertina Miguel, numa animada conversa. Albertina Miguel, referida por Goucha e Cristina como ''a mulher do Malato'' diz que ''estou todos os dias no Você na TV e sempre no mesmo lugar exatamente por escolha da produção de dos apresentadores'' com quem têm uma relação muito boa.

Albertina com algumas das personalidades que conheceu
Albertina faz da figuração a sua a sua 2ª profissão que adora: ''Sim, considero uma profissão porque tenho horários a cumprir e por vezes tudo se torna uma correria'' e acrecenta ''faço aquilo que gosto, apesar de ter lucros reduzidos: ''Atualmente não se consegue muitos lucros porque a crise é muita, mas só ter o tempo ocupado já é muito bom''.

Orgulha-se de já ter tido os muito falados ''15 minutos de fama'' e muitos mais, até porque trabalhou com João Baião, Tânia Ribas de Oliveira, José Carlos Malato, Herman José, Jorge Gabriel e Júlia Pinheiro e isso é bem visível na sua página do Facebook, onde as fotos com figuras públicas são muitas.

Está diariamente tanto ''no programa da manhã da TVI como no Portugal no Coração da RTP1'', e que tudo isto já se tornou ''um hábito''.

Como Albertina existem muitas mulheres, homens, jovens, velhos, todos têm espaço neste trabalho que é a figuração.


-->