Header Ads

Exclusivo: Guionista de Belmonte esteve à conversa com o Fantastic


Entrevista realizada em Setembro de 2013

O Fantastic falou com Artur Ribeiro em exclusivo, guionista da nova novela da TVI, Belmonte. Trata-se de uma adaptação da novela chilena Hijos del monte – já transmitida em mais de 25 países –, cuja trama se centra na amizade e rivalidade de cinco irmãos, todos adotados, após o falecimento do milionário patriarca numa emboscada.
Sobre a adaptação da novela chilena, Artur Ribeiro diz que teve ''a liberdade para a adaptar à nossa realidade e acrescentar plots, criar novas personagens e dar outros desenvolvimentos à história''. Sobre a escrita afirma ''Com a escrita desta novela tenho de usar o meu tempo livre para ver outras coisa, filmes e séries, teatro, concertos, e sobretudo ler, pois para mim é essencial não ficar afogado no formato telenovela e ir beber inspiração a outros lados''.

http://joaonunes.com/wordpress/wp-content/uploads/Artur-Ribeiro-escrevendo.jpg
Artur Ribeiro é guionista da Plural e da TVI
Sobre os projectos com quem compete, Dancin' Days e Sol de Inverno, Artur Ribeiro pede ''desculpa aos meus colegas argumentistas dos projectos da estação de Carnaxide, ultimamente tenho tido muito pouco tempo para os outros formatos que não a novela, e por tal, não vi mais que uns minutos do Sol de Inverno e Dancin' Days, nunca segui''.

As audiências são uma parte essencial da novela:
''Acho que as audiências como são medidas hoje significam muito pouco para mim como medidor da qualidade de um produto. Como medir as pessoas que gravaram e que até podem ver ambas as novelas? Como medir a quantidade de pessoas que vêem online, ou, por outro lado, as que têm um audimetro em casa que pode estar ligado num canal e estar tudo morto ou a dormir na sala? É uma pena que se viva tão obcecado com as audiências, mas são as regras do jogo. Da minha parte, tudo o que posso fazer é escrever o melhor possível, com a maior das honestidades para contar uma história empolgante e com interesse para que quem nos veja, veja com gosto.''
 Para terminar, e com o futuro da novela em análise, a novela ''vai continuar ao episódio 50, 100 e 150 a entusiasmar o público como o primeiro.''