Header Ads

Fantastic Entrevista... Manuel Melo

FANTASTIC ENTREVISTA 
TEMPORADA 5 / EDIÇÃO 1 / SETEMBRO DE 2013
Manuel Melo é o primeiro convidado da 5ª temporada do "Fantastic Entrevista". Nesta que é a 40ª edição da rubrica do Fantastic, iremos estar à conversa com o cantor, ator e apresentador da TVI, que atualmente podemos ver ao domingo à tarde, no "Somos Portugal".

1. Fez parte do grupo infantil “Onda Choc”. É verdade? Foi esse grupo que marcou inicio da sua paixão pela música?
É verdade, sim senhor . Fiz parte desse grupo musical , mas não é ai que nasce a minha "formação" com a música , até então já havia cantado por mais de 3 anos no grupo coral "Jovens Cantores de Lisboa" , e ai sim , tive formação sobre canto , onde de forma lúdica e desportiva e com espirito de equipa fui entendendo como aguentar uma nota , entendendo como cantar em grupo e quais as limitações da minha voz até então ainda nada amadurecida . Tinha 12 anos quando enderecei nesse projecto . 3 anos depois entrei nos Onda Choc , qua fazia parte da mesma organização.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjyjoO7tBhSSL35LST0iaV5xV9dsMXGFbiyOOHXJ3cReDJAckr_AW7rfA1sNmy2gr6ZyxEUjCOTXKgGpZyD37wIk5Z_IWEQSUG87on2VGkcysq6zkFUmxY7wCq8fYYFNmX5KhQKW2I4LWDu/s400/manuelmicaela.jpg

2. E o sonho prosseguiu...O objectivo de se formar na área foi o grande motor para se candidatar a entrar no concurso da TVI ‘Academia de Estrelas’? Quais eram as suas ambições quando soube que tinha sido seleccionado e iria entrar no programa?
Até então já havia feito 2 cursos de formação de actor ,e vários Workshops, e já havia estado num grupo de Teatro Amador escolar por 3 anos com participações várias em Teatro de rua , e palcos diversos ... Foi a meio dum destes cursos de formação de actor , desta feita na Universidade Moderna, dirigido por Tozé Martinho , que aparece a oportunidade da Academia de Estrelas.... Ao passar consecutivamente as várias fases de Casting , surge a proposta de entrar no programa . Depois de várias opiniões dos profissionais activos com quem tinha formação , decidi entrar , contra a opinião de muitos , com o objectivo de responder finalmente se valeria a pena a continuação na formação nesta área e se teria futuro esta profissão na minha pessoa .

3. Não teve receio da perda de privacidade, uma vez que o programa acompanhava os concorrentes numa casa em regime de internato? Ou sempre soube que o concurso não era um ‘Big Brother’?
Aos 22 anos de idade , a privação da privacidade não é uma definição clara para mim , e a ambição da formação e de outras respostas tão mais importantes se elevaram .

 http://www.portaldeartistas.pt/upload/img/2011/1312726896.jpg

4. Não ganhou, mas marcou o início de um percurso televisivo. Logo a seguir aparece como o inesquecível Girafa na novela ‘Saber Amar’, papel que acabou por marcá-lo para sempre junto do público. O que recorda com mais alegria dos tempos de gravação da novela?
A equipa e as amizades que nasceram nesse projecto.  

5. Recorda-se da primeira vez que teve a noção do sucesso que a personagem estava a ter?
Da primeira vez não , mas reparava com clareza que a personagem tomava conta do meu trabalho e a formação tinha conseguido dar conta do recado... De notar que trabalhar com excelentes pessoas como Ruy de Carvalho ajuda imenso na rotina diária de perceber o que é fazer ficção e do que se trata o resultado do nosso trabalho.

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/pt/thumb/2/2c/Saberamartvi.png/200px-Saberamartvi.png

6. Depois do grande sucesso, viveu uma das fases menos boas da sua vida. Acabou por refugiar-se no consumo de drogas e álcool. De que forma entrou neste ‘mundo’ e como conseguiu vencer essa batalha?
A Guerra não acaba nunca , as batalhas vão-se vencendo 24 sobre 24h . Entrei como qq pessoa pode imaginar , sai como ninguém deveria sequer conhecer , mas infelizmente são muitas as famílias que conhecem este drama .

7. Alguma vez teve medo que se esquecessem de si?
O medo nesse aspecto , só existiu de eu próprio me esquecer de mim , no final das "contas" todas .

http://cdn.controlinveste.pt/storage/DN/2012/big/ng1893985.jpg

8. Sente vontade de voltar a estar numa novela e pertencer ao elenco fixo?
Tenho saudades de fazer ficção sim .


10. Mais tarde, torna-se concorrente de mais um concurso desta vez na RTP1 em ‘Dança Comigo’. Finalista da 3ª edição, voltou a sentir o carinho e a saudade que o público tinha de o ver no entretenimento?
Acho que nunca deixei de sentir esse carinho , e sim , é viciante .

http://i1.ytimg.com/vi/hdRXRVioxE0/hqdefault.jpg

11. Cerca de um ano depois, torna-se apresentador de ‘Sempre a Somar’, nas madrugadas da TVI. Como foi essa experiência?
Para mim sim , esse horário não ajudou , pois com ele deixei de ter um horário regular e saudável , onde estava acordado quando todos os outros estariam a dormir , isso afectou a minha vida social e isolou-me numa altura crítica da minha vida pessoal , mas como em tudo , é trabalho , e foi uma experiência muito enriquecedora em comunicação .

12. Volta aos serões de domingo no enorme sucesso ‘A Tua Cara não me é Estranha 2’. E então junta a paixão da música à interpretação dos mais variados artistas. O que mais gostou no concurso?
Dos desafios , de voltar à Venda do Pinheiro onde tudo tinha começado , novamente pela mão da Endemol e pelas mesmas pessoas que outrora me "entregaram" à profissão que mais amo fazer.

http://i1.ytimg.com/vi/Ra9P_aSmMMo/hqdefault.jpg 
13. Logo de seguida é convidado para ser reporter do programa ‘Somos Portugal’. Já visitou vários pontos do país. Portugal é um local bonito que merece ser conhecido?
Para mim , um leigo na matéria até então , fico tão grato por ver e conhecer pessoas , paisagens e locais carregados de história mística, interessante , e digna de registo .

14. O dar a conhecer a cultura do nosso país é a sua missão nas reportagens. Isso enriquece-o? Como tem sido a recepção do público nos vários locais que visita? Que comentários fazem ao programa?
Enriquece-me a vários níveis ... As pessoas recebem-nos de braços abertos , e com uma mesa pronta cheia de iguarias , metaforicamente , e por vezes , literalmente . O programa tem hoje uma grande influência , na aproximação das diferentes tradições ,a aproxima também pessoas , histórias , e culturas , famílias do nosso País . Toda a gente Gosta do programa , existem é diversas prespectivas, como em tudo .

http://imgs.sapo.pt/fama/2011/frontend/images/imgs/f_img_5d6f1b60a3120a9bcd4bf4b401cdb621.jpg 15. Sabemos que antes de voltar à TVI, andou por Portugal a tocar em bares. Marcou ainda presença nas redes sociais, como o Facebook ou o My Space (manuelmeloacustico). Durante este período interpretou covers, mas também composições originais. Nunca pensou em lançar um CD?
Os meus temas originais têm corpo e estão à venda nas lojas electrónicas, Itunes e por ai. O single de lançamento "Mais Sentido Assim" deu nome ao EP de 5 temas, que fazem parte do meu espólio musical, componho desde os 14 anos, mas só agora edito, masterizo, e "entrego" a quem possa achar a mesma piada a esta forma de expressão que me é tão natural ha anos. A guitarra sempre foi minha companheira em tudo o que é relatado por mim, foi a melhor prenda que recebi  terá sido até então a paixão mais forte que senti por um "objecto", hoje somos uma equipa, e com a guitarra dou corpo à minha vontade, sigo a formação junto do público... Não havera forma mais digna de continuar a lutar por este sonho .

FANTASTIC ENTREVISTA - Edição 40
Convidado: Manuel Melo
Produção: António e André
Fantastic 2013