Header Ads

Especial "Uma Aventura" | Entrevista a Salvador Nery


A 14 de outubro de 2000 a série Uma Aventura chegava à SIC. Aquele que viria a ser um dos maiores sucessos de sempre da televisão portuguesa mantém-se no ar, com várias reposições, todas elas com bons resultados de audiência. 

Ao longo de uma série de especiais, apresentamos entrevistas exclusivas a caras que marcaram esta grande aventura da televisão portuguesa. Hoje, falamos com Salvador Nery, o João da segunda temporada da série da SIC, que fez ainda uma participação especial na primeira.

Como recorda os tempos de gravações de "Uma Aventura"?  
Para mim, os tempos de gravações de "Uma Aventura" são recordados com um enorme sentimento de orgulho e carinho. Antes de continuar a descrever as minhas memórias é importante relembrar que eu tinha apenas 10/11 anos quando participei na 1ª e 2ª temporada da série! Portanto há muita coisa da qual eu já não me lembro, mas também há muita coisa que só uma criança com essa idade se lembraria de reparar! 

Quais são, então, as melhores memórias que tem desta "aventura"? 
Lembro-me muito bem que os episódios eram gravados durante as férias do verão, até ao Natal, mais coisa menos coisa e que cada "Aventura" era composta por dois episódios que nos levavam mais ou menos uma a duas semanas a gravar. O que era de longe tempo suficiente para tirar o máximo partido de cada localidade e ao mesmo tempo, suficiente, para nos fazer sentir parte daquele local. Acho que essa é uma das minhas melhores recordações, o facto da série ter sido gravada maioritariamente em exteriores! O que promovia uma sensação de que de facto aquilo estava a acontecer, e que consequentemente nos ajudava bastante no trabalho de actor. Bom, pelo menos eu sentia que isso me ajudava imenso a conectar com cada história e com cada lugar. Por isso imaginem o que eu me diverti, durante esse período em que vivi "Aventuras", que envolviam sempre, explorações, descobertas, redes de ladrões, mitos por esclarecer e muita muita adrenalina!


Sendo tão novo, vivia aqueles momentos de outra forma?
Naturalmente como qualquer outro miúdo da minha idade quereria fazer naquela altura, eu vivia na pele aquelas aventuras, e por isso tentava sempre aproveitar todas as oportunidades de saltar, correr, bater nos vilões, esconder-me dentro de carros para obter informações secretas e tudo aquilo que vocês sabem. 

E hoje em dia, ainda o associam ao João da série?
Em relação à associação com a personagem, a verdade é que ainda me associam com alguma frequência. Acreditem ou não, continuo a dar umas grandes gargalhadas e a relembrar estes bons velhos tempos, sempre que surge uma ou outra pessoa a dizer que me conhece de algum lado e que a sua recordação não é recente, mas sim de há muito tempo. E claro quando cantam o refrão da música do genérico.(Que na minha opinião, quase se pode comparar ao "HIT que a música do pingo-doce atingiu", é impressionante!!!! Toda a gente se lembra....) Acho que uma das características que ajuda as pessoas a me associarem com o pequeno "João" do "Faial", é a minha expressão de olhar, que na maior parte das circunstâncias ainda se mantém a mesma. 
 
 

A que acha que se deve o sucesso da série, ao longo de 13 anos de exibição, a grande maioria com reposições?
Eu acredito que o sucesso da série se deve em grande parte às suas autoras. Digo isto porque, durante esta última década surgiram outras séries do mesmo género que nem de perto nem de longe tiveram o mesmo impacto que teve "Uma Aventura". A série tem todos os ingredientes para dar certo. O tema vai ao encontro daquilo que o público alvo da série procura naquela idade. Partir à descoberta de algo novo, desvendar mistérios e sair com os amigos sem que os pais saibam o que estão a tramar. Claro que todos os actores que integraram esta série, nas suas diferentes temporadas, tal como a(s) equipa(s) técnica e de produção também têm o seu mérito neste sucesso. A todos aqueles com quem trabalhei deixo um abraço cheio de memórias.

Hoje, o que significa para si esta grande aventura?
Hoje em dia, e em primeiro lugar, esta grande aventura significa orgulho. Orgulho, por ter feito parte de um momento que preencheu a vida de várias crianças, na medida em que as nossas aventuras, os inspiravam a viver com maior vontade as suas vidas de adolescentes e pré-adolescentes e que pelos vistos continua a preencher e a inspirar.Em segundo lugar, gratidão àqueles que me deram a oportunidade de fazer parte deste projecto.E por último, significa algo para o qual não arranjei uma palavra, mas que tem a ver com o significado que este momento feliz da minha vida teve, perante algumas decisões que tomei nos últimos anos. Como por exemplo, querer continuar a trabalhar como actor. Que é desde que me lembro aquilo que mais prazer me dá. (Bom também quis ser astronauta, mas acho que todos passámos por isso).