Header Ads

Saídos da Rádio - Edição 11 | Paulo Sousa

Saídos da Rádio é o espaço do Fantastic Televisão onde damos a conhecer novos talentos da música portuguesa. Nesta 11ª edição, o nosso convidado é o Paulo Sousa, finalista do Ídolos 6 e que acaba de lançar o seu primeiro single.
“Onde Quero Estar” é o tema de Paulo Sousa e faz parte da banda sonora da telenovela Santa Bárbara na TVI. Para além do Ídolos, Paulo Sousa participou também no programa televisivo Factor X. Tornou-se conhecido do público através do YouTube, sendo atualmente  "YouTuber do Ano", na categoria de Música pelo segundo ano consecutivo. 

ENTREVISTA

01 - Conhecemos-te quando participaste no Factor X, em 2013. Antes de concorreres ao talent show da SIC, de que forma a música fazia parte da tua vida?
Acredito que a paixão era a mesma que agora, mas a certeza de que era isso que queria fazer para o resto da vida talvez não tivesse tão definida e certa como agora.

02 - Depois do programa da SIC, ficaste conhecido através do Youtube, ganhando o título "YouTuber do Ano", na área de Música. Esperavas alcançar todo este sucesso?Lembro-me de chegar às 100 visualizações num vídeo meu e de achar que era já incrível! Estava estupefacto! Hoje conto com mais de 7 milhões de visualizações e nem eu percebo bem como isso aconteceu. Para ser sincero, não sei se alguma vez esperei este retorno. Só sei que estava a fazer aquilo que mais gostava: cantar. O resto veio por acréscimo (e ainda bem!).

 

03 - No Youtube podemos encontrar alguns covers improváveis que fizeste de músicas portuguesas. De que forma reiventar grande sucessos permitiram que te aproximasses do público e porque esta aposta?
Curiosamente, só comecei a fazê-lo anos depois de começar o meu canal no YouTube. No início, o meu público era maioritariamente estrangeiro e, aos poucos, fui fazendo questão de tentar criar cá alguma força e os meus covers improváveis surgiram quase por acaso! A determinada altura, decidi dar uma nova roupagem a uma música portuguesa da qual não se esperava que alguém fizesse um cover e o feedback foi incrível! E os desafios começaram a chegar. A determinada altura, já eu não queria outra coisa: transformar músicas portuguesas, dar-lhes um novo corpo e foi nesta altura que senti, de facto, que estava a entrar na casa de muitos portugueses. E que bom que foi sentir isso!
04 - Em 2015, voltaste a participar num concurso televisivo, desta vez no Ídolos. O que te levou a regressar a este género de formatos?
Quando tinha participado no Factor X, tinha sido colocado num grupo, de seu nome "YEAH!LAND". A experiência foi incrível mas não suficiente. Queria testar-me individualmente. Queria saber se o Paulo Sousa era suficiente, a solo mas sabia também que era um risco tentar e não estava preparado para um fracasso público. Foi uma decisão difícil saber se haveria de tentar ou não, mas "quem não arrisca não petisca". E, bom, tive sorte!


05 - Foste um dos três finalistas do programa. Achas que este formato foi a tua grande rampa de lançamento ou esperavas mais do concurso?

Para ser franco, nunca pensei chegar a ser finalista do programa e acho que, ainda hoje, não acredito bem que isso aconteceu. Foi, provavelmente, a melhor e a mais intensa experiência da minha vida e trouxe-me tanta coisa boa! Aquilo que acontece pós-programa depende só de nós: do trabalho e da dedicação ao nosso sonho. E o programa foi um excelente motor para aquilo que está a acontecer agora, claro!

06 - "Onde Quero Estar" é o teu primeiro single, que já está à venda nas lojas digitais. Fala-nos um pouco acerca deste tema original.É um single de sonho, para mim. É aquilo que sempre desejei, um dia, vir a ter. Ouvi-lo e saber que tem sonoridade "Paulo Sousa" faz-me sentir incrivelmente feliz e orgulhoso. O tema e a mensagem que trata é transversal a tantas pessoas, que acredito que todos nós nos revemos um pouco na letra. A música acaba por falar de amor e no quão sufocante pode ser a ausência de alguém na nossa vida. Mas a realidade é que, ao mesmo tempo, por mais amor que haja e por mais forte que seja o sentimento, nem sempre é tudo como desejamos.



07 - A música faz parte da banda sonora de Santa Bárbara da TVI. Achas que este facto é importante para o público reconhecer o teu trabalho?
Fiquei tão contente ao saber da notícia! Em dois meses pós-Ídolos conseguir esse feito foi incrível! E estou muito grato por acreditarem em mim e no meu single, que tanto me é especial. Sou um sortudo!

08 - De que forma poderemos continuar a acompanhar o teu trabalho, na Internet e nos palcos?

Sou um amante de redes sociais e é lá que podem acompanhar com maior proximidade aquilo que ando a fazer (e aquilo que vou fazer!). Estamos na era digital e está tão presente no nosso dia-a-dia que não existe melhor maneira de dar a conhecer por onde ando, que concertos estão agendados e que novidades se aguardam!


09 - O lançamento de um CD é um objetivo a curto prazo?
O lançamento do CD é, antes de mais, um objetivo de vida, um sonho. Quero levá-lo com a calma necessária e a rapidez suficiente para criar um álbum do qual me orgulhe e onde a qualidade musical e vocal sejam uma prioridade. Mal posso esperar!

10 - O que podemos esperar do Paulo Sousa enquanto cantor?
Acho que nem eu sei bem em concreto. Todos os dias me apaixono pelo que estou a fazer. Estou em constante procura e exploração de mim próprio e do que consigo fazer. Mas "trabalhar", "dedicar" e "viver" música é uma certeza. Disso podem sempre esperar de mim.

Saídos da Rádio - Edição 11
Convidado: Paulo Sousa
Produção: André Oliveira
Agradecimentos: Farol Music