Header Ads

RTP2 dedica Ciclo de Cinema ao Filme Negro

 

Durante o mês de fevereiro, o Ciclo de Cinema da RTP2 é dedicado ao Filme Negro, um subgénero do filme policial. Geralmente eram adaptações de romances de suspense da época da Grande Depressão e com uma grande influência estética dos filmes de terror da década de 1930.

As películas vão para o ar às sextas-feiras à noite e este mês, na rubrica Já Vi Este Filme, os convidados serão o escritor Francisco José Viegas e a atriz Soraia Chaves.

http://www.papodecinema.com.br/wp-content/uploads/2014/08/20140808-reliquia-macabra-papo-de-cinema-01.jpg
Dia 05 de fevereiro, às 22h55, na RTP2
RELÍQUIA MACABRA

Filme de estreia de John Huston na realização. Um dos maiores filmes de culto de todos os tempos, imortalizado por Humphrey Bogart Um detetive privado aceita um caso que o envolve com três excêntricos criminosos, uma sedutora mentirosa, e numa busca por uma estatueta de valor incalculável.

O detetive Sam Spade, de S. Francisco, recebe no seu escritório uma sedutora mulher que o contrata para procurar a sua irmã, que aparentemente desapareceu na companhia de Floyd Thursby, um homem perigoso e violento. Miles, o sócio de Sam, é assassinado e mais tarde é descoberto o cadáver de Thursby. A polícia suspeita que Sam matou os dois. Entretanto, Sam descobre que a sua sedutora cliente é uma mentirosa compulsiva e inventou a história da irmã para lançar Sam no encalço de Thursby. Um outro cliente, Joel Cairo, oferece a Sam 5 mil dólares para recuperar a estatueta de um falcão. Estatueta misteriosa e de preço incalculável que está afinal no centro de todo esta complicada história de ganância e morte.

"Relíquia Macabra" não só marcou a estreia de John Huston na realização como se transformou num dos grandes filmes de culto da História do Cinema e numa das obras mais emblemáticas do Filme Negro americano. Partindo de um romance de Dashiell Hammett, já por mais de uma vez adaptado ao cinema, Huston constrói um filme admirável na sua atmosfera de ambiguidade e cinismo sobre a inconsequente e mortífera busca de uma estatueta, aparentemente de preço incalculável, mas que se revela ser apenas uma ilusão: a famosa "matéria de que são feitos os sonhos", que no final resume todo este inútil empreendimento e que Huston adotaria como um dos principais temas da sua obra. Um grande thriller policial do início dos anos quarenta que consagrou Humphrey Bogart na eterna figura do cínico incorruptível, duro e insolente.

 http://www.musicboxtheatre.com/images/made/assets/stills/strangers_on_a_train_still_610_407shar_s_c1.jpg
12 de fevereiro, 22h45, na RTP2
O DESCONHECIDO DO NORTE EXPRESSO

Neste filme de Alfred Hitchcock, Bruno Anthony, um rapaz psicótico conhece num comboio um tenista famoso, Guy Haines.

Guy quer entrar na política, tem uma relação com a filha de um senador, sem se ter ainda divorciado da mulher. Bruno quer matar o seu pai, mas sabe que será apanhado porque tem um motivo forte para o assassinato. Convence então o tenista a entrar num esquema diabólico em que cada um deles mata o obstáculo do outro.

http://www.mardecortesbaja.com/ClashByNightStanwyckSmokes.jpg
19 de fevereiro, 22h45, na RTP2
DESENGANO

Mae Doyle, depois de ter vivido dez anos na costa leste, regressa a Monterey, sua terra natal, na Califórnia. Joe, o seu irmão, apesar de não ficar contente com este reencontro, aceita-a de volta à casa da família. Sua namorada Peggy é mais acolhedora.

Mae começa a namorar Jerry, um pescador pouco sofisticado que possui seu próprio barco. Um filme de 1952 realizado por Fritz Lang.

https://ccaminha.files.wordpress.com/2015/02/22-ter-ou-nc3a3o-ter.jpg
26 de fevereiro, 22h45, na RTP2
TER OU NÃO TER

Na ilha da Martinica, nos dias que se seguem à queda da França sob a ocupação Nazi, Harry Morgan, que aluga o seu barco a turistas ricos, é abordado por um empregado do hotel local no sentido de ajudar a fugir clandestinamente um importante chefe da Resistência Francesa. Harry, porém, recusa o serviço.

Entretanto Slim, uma bela, insolente e determinada rapariga americana, envolve-se com Harry. A polícia local é obrigada a intervir na sequência de uma zaragata no bar do hotel e confisca o dinheiro de Harry. Este resolve abandonar a ilha e partir para os Estados Unidos, aceitando a missão de ajudar a fugir o chefe da Resistência. Mas as coisas correm mal e Harry é obrigado a regressar ao hotel onde esconde o resistente francês que entretanto foi ferido. Por fim, com a ajuda de Slim e perante situações irreversíveis, Harry toma o rumo dos acontecimentos nas suas mãos.

Uma das obras-primas de Hawks e onde Bogart conheceu Bacall e onde ouviu da atriz dizer-lhe que para a ter bastava-lhe assobiar, não seria preciso fazer ou dizer mais nada: “Basta assobiares. Sabes assobiar, não sabes, Steve? Basta juntar os lábios e soprar”.