Header Ads

"Posto Avançado do Progresso" estreia no TV Cine 2


O filme português, de Hugo Vieira da Silva conduz-nos ao final do século XIX, quando dois portugueses rumaram para uma zona longínqua do Rio Congo em busca dos lucros do comércio de marfim. 

João de Mattos (Nuno Lopes) e Sant'Anna (Ivo Alexandre) rumaram às profundezas de África, no Rio Congo, junto à fronteira com Angola, no final do século XIX, à procura de enriquecimento fácil à custa do marfim existente na zona. 

Segundo eles, bastava estarem sentados à espera que os ‘selvagens’ fizessem a parte deles. Mas África não era a confortável Lisboa a as coisas não tinham que acontecer necessariamente como na metrópole. O isolamento e a ganância acabam por ter o resultado oposto ao sonhado quando os dois embarcaram nesta expedição. 
‘Aqui não há ninguém’, responde um exaltado Sant'Anna. As divergências entre os dois portugueses perante as dificuldades e o lucro que chega em tardar, a revolta das tribos locais em relação à ameaça do homem branco e as condições inóspitas da selva acabam por levá-los num labirinto descendente rumo à perdição. 

Posto Avançado do Progresso estreia a 27 de março, segunda-feira, às 22h, no TV Cine 2.