Header Ads

Segunda Opinião | Pesadelo na Cozinha


"Pesadelo na Cozinha" está a fazer sucesso e não dá hipóteses à concorrência. Inovar é um risco mas os frutos podem dar resultado. 

Estreado na TVI a 12 de março de 2017, "Pesadelo na Cozinha" já é um fenómeno de audiências em Portugal, tendo na penúltima semana se aproximado de um pico de 20% de rating.

O formato tem um conceito simples. Um estabelecimento envia um pedido de ajuda para o programa e estes mandam o implacável Ljubomir Stanisic ao restaurante/café para fazer uma primeira avaliação, onde o Chefe prova vários pratos do menu. Depois disso, Ljubomir entra na cozinha e começa a fazer alterações a nível de organização do pessoal. A última fase fica completa com mudanças na decoração e introdução de uma nova ementa. Assim fica completo um episódio de "Pesadelo na Cozinha".

A verdade, é que muitas cenas do programa devem ser ensaiadas, para aumentar o suspense em casa, mas no geral, este é o tipo de formato que mostra a realidade nua e crua do país. A degradação e falta de condições dos vários estabelecimentos é algo que existe mais do que pensamos e é isso que a TVI pretende mostrar. Esta é uma das razões do sucesso do programa, pois se noutros formatos é ocultada a realidade e pega-se mais nas histórias de vida, aqui é precisamente o contrário.

Outra das razões do sucesso é o Chefe Ljubomir Stanisic, que consegue ser 100% direto nos seus comentários. Muitos acham que é demasiado rígido mas a verdade é que, por vezes, para se conseguir atingir o sucesso é necessário manter uma postura mais séria e o protagonista do formato da TVI é exemplo disso.

"Pesadelo na Cozinha" está a fazer sucesso e não dá hipóteses à concorrência. O programa conseguiu trazer algum público dos canais de cabo, que vieram pela novidade e diferença que o conceito de formato transmite, mostrando assim o caminho que as generalistas devem seguir. Inovar é um risco mas os frutos podem dar resultado.

Entres os canais abertos, o "Pesadelo" continua à frente de "Got Talent Portugal" e a cilindrar a SIC, agora com "Just Duet: O Dueto Perfeito". A TVI está a liderar de forma absoluta contra as apostas já vistas (mas ainda assim boas) da concorrência. O programa da SIC é novo em Portugal mas o seu conceito não é mais que um "Agarra a Música" misturado com "Factor X".

"Pesadelo na Cozinha" é atualmente líder e destaca-se cada vez mais da concorrência. Tudo pode mudar, mas o sucesso que fez ninguém lho tira. Será o próximo programa a ficar na história da televisão?

 Segunda Opinião -  82ª Edição
Por Filipe Vilhena
 
Uma rubrica em parceria com o
http://diario-da-tv.blogspot.pt/