Header Ads

RTP1 exibe "Os Gatos Não Têm Vertigens" este domingo



O filme português Os Gatos Não Têm Vertigens vai para o ar este domingo, dia 11 de junho, às 23h43, na RTP1.

Realizado por António Pedro Vasconcelos, Os Gatos Não Têm Vertigens  trata-se de uma fábula comovente dos tempos modernos, protagonizada por Maria do Céu Guerra e pelo estreante João Jesus, e que conta a história de um amor maternal entre dois estranhos à partida, ela com 73 anos e ele com 18. É também uma história do isolamento dos mais velhos e da alienação da juventude, ao som do tema principal cantado por Ana Moura.

Jó (João Jesus) é um jovem problemático, acabado de fazer 18 anos, que se rodeia de más companhias e anda meio perdido e sem objetivos num bairro também problemático de Lisboa. As discussões com o pai são recorrentes e depois de uma troca de palavras mais violenta é expulso de casa.



Rosa (Maria do Céu Guerra) é uma viúva de 73 anos que não aceita a morte recente do marido (Nicolau Breyner) e que insiste em conversar com ele como se ainda estivesse vivo. Vive sozinha, já que a filha (Fernanda Serrano) e o genro (Ricardo Carriço) se recusam a acolhê-la em casa.

Sozinho na rua, Jó acaba por refugiar-se no terraço do prédio onde vive Rosa. Na manhã seguinte a viúva descobre o rapaz e a cumplicidade entre os dois é instantânea, tanto que Rosa convida Jó a viver consigo. Ninguém parece entender a ligação entre os dois, muito menos a filha e o genro de Rosa.

A determinada altura Rosa pergunta a Jó se nunca teve uma namorada. Ele simplesmente responde: ‘Para que é que preciso de uma namorada? Eu tenho-te a ti’. Está dado o tom para uma comédia dramática sobre uma relação improvável mas que no fundo relata a solidão que todos sentimos.