Header Ads

Fora de Casa | Especial Carnaval 2018



Todas as semanas, o Fantastic apresenta-lhe algumas sugestões culturais, com concertos, peças de teatro, espetáculos ou outros eventos que poderá visitar. Nesta edição especial do Fora de Casa, conheça algumas das propostas para o Carnaval 2018.



Resultado de imagem para carnaval montijo 2018
(imagem Coolture)

MONTIJO

Criado e mantido pelo povo, o Carnaval do Montijo pretende ser genuíno, espontâneo, livre, onde o espírito crítico, o lúdico e a sátira se associam à emoção e à folia,  diferenciando-se pela autenticidade e pelo envolvimento da população nos desfiles.
No Carnaval deste ano, que decorrerá de 9 a 13 de fevereiro, está prevista a participação de 1750 figurantes nos desfiles dos corsos carnavalescos, pertencentes a mais de 30 entidades/associações do concelho. Haverá, igualmente, um incremento na quantidade de carros alegóricos.
O Carnaval do Montijo é organizado pela Banda Democrática 2 de Janeiro, Sociedade Filarmónica 1.º de Dezembro, Motoclube do Montijo, Clube Desportivo Cultural e Recreativo “Os Unidos”, A Quadrada ACD e o Grupo "Os Comilões", com o apoio da Câmara Municipal do Montijo e a Junta de Freguesia da União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro.




Resultado de imagem
(imagem Ticketline)

TORRES VEDRAS

O Carnaval de Torres Vedras tem, em 2018, como tema, "Mares e Oceanos" .
Preservar o que de melhor temos no nosso planeta está nas nossas mãos e o Carnaval de Torres Vedras tem como missão fazer esta ponte entre os foliões e o meio aquático.
Assim, foliões e folionas, anémonas e polvos, peixinhos e tubaronas, terão oportunidade de reavivar a sua memória e perceber, de uma vez por todas, que tudo o que não deitam para o lixo, irá parar ao mar!
Será esta a forma do Carnaval de Torres Vedras ajudar... e os mares e oceanos conseguir salvar!
Participe, de 9 a 14 de fevereiro.
Programa completo em carnavaldetorres.




Imagem relacionada
(imagem Portal das Crianças)

LOURES

O Carnaval de Loures é considerado um dos maiores da zona de Lisboa e, este ano, terá o maior Desfile Carnavalesco das últimas décadas.
São quase 1500 figurantes e 15 carros alegóricos a desfilarem, nas ruas de Loures, de 10 a 14 de fevereiro, sendo esperados ceerca de 100 mil visitantes este ano.
A entrada para o Corso será gratuita.




Resultado de imagem
(imagem Jornal da Raia)

MACEDO DE CAVALEIROS

Os Caretos de Podence (Macedo de Cavaleiros, Bragança) são uma das tradições portuguesas mais antigas desta época.
O Entrudo Chocalheiro será de 10 a 13 de fevereiro, e vai contar com passeios pedestres, festival gastronómico, exposições, entre outros.
Poderá consultar o programa em caretosdepodence.




Resultado de imagem
(imagem Eventos)

MEALHADA 

A Associação de Carnaval da Bairrada (ACB) organiza, mais uma vez, os festejos do Entrudo, com os corsos carnavalescos nos dias 11 e 13 de fevereiro.
Este ano, os desfiles voltam ao centro da cidade da Mealhada, tendo o ator brasileiro Vitor Hugo e Raquel Loureiro como reis do Carnaval.
O percurso dos desfiles é uma espécie de anel em torno do centro da cidade. Os carros alegóricos sairão da zona do Centro Escolar da Mealhada para as ruas pedonais, circundam o Jardim Municipal e seguem em direção à Estação de Caminho de Ferro da Mealhada.
Mais informações em carnavalmealhada.




Resultado de imagem
(imagem Facebook)

OVAR

O Carnaval de Ovar 2018 arrancou a 20 de janeiro, e irá prolongar-se até 13 de fevereiro, com uma programação diferenciadora, arrojada, e para vários públicos, com muita animação e música a cargo, entre outros artistas, de Quim Barreiros, Matias Damásio e Piruka.
Na programação do Reino da Folia, são muitas as novidades e os motivos para fazer parte do Carnaval de Ovar, entre os quais, a Caminhada Noturna, o desfile da Chegada do Rei, o Carnaval Sénior, o Carnaval das Crianças, os Bailes de Máscaras, a Noite da Farrapada, a Grande Noite Mágica, as Visitas Guiadas à Aldeia, a Grande Noite de Reis, a Noite Dominó, os vários concertos do Espaço Folião e, obviamente, o Desfile Noturno das Escolas de Samba e os Grande Corsos Carnavalescos de Domingo e Terça-Feira.




Resultado de imagem para carnaval caldas da rainha 2018
(imagem Portal Caldas da Rainha)

CALDAS DA RAINHA

De 8 a 13 de fevereiro, venha até ao Carnaval das Caldas, um carnaval divertido onde a sátira política e social são a sua principal característica.
Serão seis dias de folia, onde poderá assistir ao desfile de cerca de 20 carros alegóricos e mais de vinte figurantes.
Além do habitual corso na Avenida 1º de Maio, vão decorrer ainda o desfile sénior, o desfile infantil e os carismáticos Bailes do Casino (Céu de Vidro).





(imagem Coolture)

LOULÉ

A animação vai invadir a Avenida José da Costa Mealha, em Loulé, durante os dias 11, 12 e 13 de fevereiro.
Este ano, o tema vai ser "Carnaval Summit de Loulé", numa brincadeira à cimeira mundial dedicada à tecnologia e empreendedorismo, que decorreu nos dois últimos anos em Lisboa.
Se a sátira política, social ou desportiva continua a ser um dos principais ingredientes deste desfile, também os carros alegóricos são um motivo para que os foliões escolham Loulé para festejar o Carnaval.
Mais informações estão disponíveis no site da câmara municipal de Loulé.




Resultado de imagem para carnaval madeira 2018
(imagem Coolture)

MADEIRA

O Carnaval arranca oficialmente na 6ª feira que antecede o Entrudo e só termina na 3ª feira de Carnaval, contagiando toda a ilha com a intensa animação vivida.
O Funchal amanhece, amanhã, ao som de bandas filarmónicas e marchas carnavalescas que levam a boa disposição a toda a baixa da cidade, prosseguindo à noite com espetáculos, na Praça do Município, durante cinco dias consecutivos.
Na noite de sábado o grande cortejo alegórico sai à rua, percorrendo um itinerário pela cidade e concentrando-se, em seguida, na Praça do Município que, num ambiente mágico de sons e fantasias, será animada por baile.
Na terça-feira à tarde, foliões irreverentes desfilam perante a multidão, contagiada por este ambiente de caricatura, naquele que é apelidade do cortejo trapalhão. 

Fora de Casa - Edição 62
Por Marta Segão