Header Ads

Fora de Casa | 8 a 14 de Março



Todas as semanas, o Fantastic apresenta-lhe algumas sugestões culturais, com concertos, peças de teatro, espetáculos ou outros eventos que poderá visitar. Nesta edição do Fora de Casa, conheça algumas das propostas para a semana de 8 a 14 de março.



Resultado de imagem para as canções de leonard cohen 2018
(imagem Fnac)

AS CANÇÕES DE LEONARD COHEN | LISBOA/ PORTO

O espectáculo “As Canções de Leonard Cohen” volta a ser apresentado ao vivo em março, no dia 14, no Coliseu de Lisboa, e no dia 16, no Coliseu do Porto. 
Em palco, David Fonseca, Jorge Palma, Márcia, Mazgani, Miguel Guedes e Samuel Úria vão interpretar as suas canções de eleição, do vasto e rico repertório do cantor, compositor e poeta canadiano.
Ambos os espetáculos se realizam pelas 21.30 horas, e os bilhetes poderão ser adquiridos nos locais habituais.




(imagem Fantastic)

FESTIVAL LITERÁRIO DA MADEIRA | FUNCHAL

O Teatro Municipal Baltazar Dias, no Funchal, recebe, de 13 a 17 de março, a 8ª edição do Festival Literário da Madeira (FLM).
O tema escolhido para este ano é “Literatura e Jornalismo, a palavra que prende e a palavra que liberta”.
O potencial da palavra é explorado em diversos registos. O jornalismo e a literatura, aparentemente antagónicos, são dois exemplos.
Confirmadas estão já as presenças de Ottessa Moshfegh, Eleanor Catton e Sofi Oksanen, bem como os escritores Benjamim Moser, Clara Ferreira Alves e José Luís Peixoto.
Destaque ainda para o concerto "Quando se ama loucamente", da fadista Aldina Duarte, no dia 16 de março.




Resultado de imagem para Scianema Film Festival Faro 2018
(imagem Glam Magazine)

SCIANEMA FILM FESTIVAL FARO 2018 | FARO

O Scianema Film festival está de volta para a sua terceira edição, dedicada aos oceanos, com a exibição de documentários que visam encorajar, inspirar, consciencializar e promover o livre acesso aos aceanos, não só a especialistas, mas também ao público em geral.
Este festival pretende facilitar a comunicação científica sobre o mundo marinho, promovendo uma discussão aberta, criando uma oportunidade para investigadores, estudantes, cineastas e outros interessados em filmes e meios de comunicação desfrutarem e discutirem, em conjunto, os assuntos do mar.
Dia 8 será apresentado em estreia nacional o filme “A Grande Onda”, sobre o risco de tsunamis na Península Ibérica. Na sexta, dia 9, será abordado o tema dos plásticos e do lixo marinho com a exibição do filme brasileiro “Uma Gota”. Já o dia 10, encerra com a exibição do filme “Odisseia” sobre a vida de Jacques Cousteau.
A entrada é gratuita.





Resultado de imagem para Alice: Quanto Tempo Dura o Eterno évora
(imagem C. M. Évora)

EXPOSIÇÃO "ALICE: QUANTO TEMPO DURA O ETERNO" | ÉVORA

De 10 de março a 21 de abril, diariamente, das 10 às 22 horas, na Casa Morgado Esporão, em Évora, visite a exposição "Alice: Quanto Tempo Dura o Eterno", de Luísa Ferreira Nunes.

"Vem aí Alice e a sua historia sem lógica, sem escalas e sem senso comum. Alice no País das Maravilhas, esconde por metáforas, muitas ideias interessantes de inconformismo. Nesta interpretação Alice não é tão inquisidora, o coelho não tão apressado, o Chapeleiro Maluco um pouco mais sedutor e…o gato de Cheshire sorri docemente. Os quadros são estáticos, como cenas congeladas que abrandaram para interagir com o observador, talvez assim permitindo que possa encontrar um pouco de si em cada um destes protagonistas. A flora e fauna são aqui representadas por espécies que ocorrem em Portugal."

Entrada gratuita.




Resultado de imagem para raul espetáculo
(imagem Canela & Hortelã)

"RAUL" | LISBOA

Até ao dia 1 de abril, no Auditório dos Oceanos, do Casino Lisboa, não perca "Raul", um espectáculo de homenagem a Raul Solnado, que revisita os seus monólogos mais hilariantes pela voz de Telmo Ramalho, um antigo aluno, num tributo ao seu professor e amigo.
Um espectáculo com humor e muita saudade, em que Telmo Ramalho evoca a memória do seu mestre, contando como encontrou em Raul Solnado a vontade, a força e a inspiração para ser actor. Tudo isto com um sorriso e muitas gargalhadas, ou não estivéssemos a relembrar quem sempre nos pediu: "Façam o favor de ser felizes".
"Raul" estará em cena, de quinta a sábado, às 21.30 horas, e domingos às 17 horas.





YANN TIERSEN
(imagem BOL)

YANN TIERSEN | COIMBRA

Yann Tiersen, compositor de alguns dos temas de "O fabuloso destino de Amélie Poulain", está de regresso a Portugal para apresentar o seu mais recente álbum, "Eusa", no Convento de São Francisco, em Coimbra.
O espetáculo, um concerto intimista, numa das salas mais bonitas do país, ocorrerá no próximo dia 15 de março, pelas 21.30 horas.
Esta é uma oportunidade de de visitar, pelos sons de um dos mais conceituados músicos da actualidade, a sua terra natal.
O que era para ser um livro de partituras, que fosse um mapa da ilha Ushant (Eusa na linguagem local) localizada a 30 km da região mais a noroeste de França (Bretanha), tornou-se num disco e numa tour europeia por salas esgotadas, que chega, agora, a Coimbra.




Foto de Rosana Antonio.
(imagem Rosana Antonio)

APRESENTAÇÃO DE "TERROR NA MATERNIDADE" | ERICEIRA

Rosana Antonio irá paresentar, no próximo sábado, às 21 horas, na Casa da Cultura Jaime Lobo e Silva, na Ericeira, a 2ª edição do livro "Terror na Maternidade". 
A acompanhá-la, estarão outras grandes mulheres, Elieth Oliveira, Carla Pereirinho Barradas e Ana Pires. Juntas, elas irão encenar um dos partos, no palco.
Literatura e Teatro encontram-se, desta forma, para dar força a uma mensagem muito positiva sobre a educação à maternidade.




Resultado de imagem para festival internacional de teatro do alentejo 2018
(imagem C. M. Grândola)

FITA 2018 | GRÂNDOLA

Grândola participa na 5ª edição do FITA – Festival Internacional de Teatro do Alentejo - e recebe três espectáculos de teatro por companhias da Guiné-Bissau, Portugal e Argentina.
As sessões ocorrerão a 9, 13 e 16 de março, no Cine Granadeiro Auditório Municipal.
“Dois Tiros e Uma Gargalhada”, pelo Grupo de Teatro do Oprimido, sobe ao palco amanhã, às 21.30 horas.
“De Cá Para Lá”, pelo Teatro Plage, é a peça de teatro para a infância, para ver no dia 13 de março, com sessões às 10.30 e 14.30 horas.
“Tiempos de Paz”, pelo ZZIN Teatro &  Jako Produciones, encerra a extensão do FITA em Grândola, no dia 16 de março, às 21.30 horas.


Fora de Casa - Edição 67
Por Marta Segão