Header Ads

RTP2 exibe "Non ou a Vã Glória de Mandar" de Manoel de Oliveira



A RTP2 exibe no sábado, dia 21 de abril, o filme Non ou a Vã Glória de Mandar de Manoel de Oliveira. A obra do cineasta português é exibida a partir das 23h10.

A história passa-se em África, nos finais da guerra colonial portuguesa, acompanhando um grupo de soldados avança pelo mato. Falam da guerra e da missão histórica do homem em combate. Entre eles encontra-se o alferes Cabrita, licenciado em História, que vai percorrer outras memórias de guerra onde Portugal teve de enfrentar os ventos da derrota e da tragédia.

De Viriato e da luta de resistência ao domínio romano até ao inevitável desastre africano, de que o alferes Cabrita será uma das últimas vítimas, Portugal enfrentou terríveis e devastadoras derrotas militares ao longo da sua História.

O filme teve estreia mundial no Festival de Cannes em 1990, onde Manoel de Oliveira foi igualmente homenageado. Non ou a Vã Glória de Mandar é considerado "o filme mais ambicioso e de maior envergadura de toda a sua carreira", uma vez que se trata de "uma pessoal e fascinante viagem pela nossa memória histórica que começa e acaba na Guerra Colonial".