Header Ads

"As Linhas de Torres" estreia domingo na RTP1

 http://www.espalhafactos.com/wp-content/uploads/2012/10/as-linhas-de-wellington-6221.jpg

Estreia no próximo domingo, pelas 22h00, a produção de 3 episódios que teve origem a partir do filme "As Linhas de Wellington".

"As Linhas de Torres" retrata um dos mais dramáticos e determinantes acontecimentos da História portuguesa e europeia. Valeria Sarmiento, realizadora de mais de uma dezena de filmes e companheira do cineasta chileno Raúl Ruiz, dirige um elenco de luxo.

Em 27 de Setembro de 1810, as tropas francesas comandadas pelo marechal Massena, são derrotadas na Serra do Buçaco pelo exército anglo-português do general Wellington. Apesar da vitória, portugueses e ingleses retiram-se a marchas forçadas diante do inimigo, numericamente superior, com o objetivo de o atrair a Torres Vedras, onde Wellington fez construir linhas fortificadas dificilmente transponíveis.

http://mediaserver2.rr.pt/newrr/as-linhas-de-wellington921113ae_400x225.jpg

Simultaneamente, o comando anglo-português organiza a evacuação de todo o território compreendido entre o campo de batalha e as linhas de Torres Vedras, numa gigantesca operação de terra queimada, que tolhe aos franceses toda a possibilidade de aprovisionamento local.

Com o argumento original de Carlos Saboga, a obra destaca-se por um leque impressionante de atores, entre os melhores nacionais, e ainda pela participação especial de personalidades ímpares do cinema internacional tais como Michel Piccoli, Catherine Deneuve, John Malkovich e Isabelle Huppert.