Header Ads

"As Linhas de Wellington" pode estar na corrida aos Óscares

 http://www.espalhafactos.com/wp-content/uploads/2012/10/as-linhas-de-wellington-6221.jpg

"As Linhas de Wellington", da realizadora chilena Valeria Sarmiento, vai ser o candidato de Portugal a uma nomeação para o Óscar de melhor filme estrangeiro, anunciou a Academia Portuguesa de Cinema.

A atriz Anabela Teixeira, a produtora Pandora da Cunha Telles, o argumentista Possidónio Cachapa, o realizador Vicente Alves do Ó e os directores de fotografia Luís Branquinho e Tony Costa foram os elementos do júri que escolheu por maioria esta longa-metragem para a corrida aos Óscares de 2014.

Produzido por Paulo Branco e rodado em Portugal, o filme recria um episódio da História de Portugal, a terceira invasão francesa no começo do século XIX, quando o general Arthur Wellesley, duque de Wellington, liderou um exército anglo-português e utilizou uma linha de fortificações que protegia Lisboa - as Linhas de Torres Vedras.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhfDgWFs1fYK01k6dCB8E8iZHloh6rPaYavjHpZvhdVHWcGLuqrKbSqD-hU8bb1e-fWfg1_SVzI7bCOtH-3KUreWRoTRMzKglwcjIYL1ZOl8iVw9MTPz50PBpIvbTJHfr2xfPgC6BaSyzA6/s400/linhas-de-wellington-banner.jpg

Com argumento de Carlos Saboga, a longa-metragem é também um fresco social sobre aquela época, acompanhando, em vários momentos, histórias individuais de pessoas de diferentes estratos sociais, que se vão cruzando na narrativa, à medida que as tropas francesas tentam avançar no terreno.

Do elenco fazem parte Nuno Lopes, Carloto Cotta, Victória Guerra, Albano Jerónimo, Soraia Chaves, Maria João Bastos, Afonso Pimentel, Joana de Verona e nomes internacionais como John Malkovich, Catherine Deneuve, Isabelle Huppert, Chiara Mastroianni e Michel Piccoli, além de cinco mil figurantes.

Para o júri, trata-se de "uma produção de época muito conseguida fazendo-nos mergulhar no passado, conglomerando os mais diversos talentos numa obra de rasgo, profunda, ecléctica e transversal", adiantando ainda que é uma produção em que "o cinema, a História e Portugal se encontram numa visão trágica da condição humana e da dura realidade da guerra que nos faz reflectir sobre os êxodos contemporâneos de países em guerra".

A edição de 2014 dos Óscares, os prémios de cinema atribuídos nos Estados Unidos, está marcada para o dia 2 de março e a cerimónia será conduzida pela apresentado Ellen DeGeneres.