Header Ads

"Jogos Cruéis" estreia hoje na RTP1


 Este mês, a iniciativa "Grandes Histórias, Toda a Gente Conta" traz o tema do cyberbyllying. "Jogos Cruéis" estreia hoje às 22h00, na RTP1 e é uma história escrita por Alexandre Castro.
Uma história de Alexandre Castro sobre cyberbullying.

A HISTÓRIA
"Jogos Cruéis" conta-nos a história de duas famílias afetadas pelo fenómeno do cyberbullying: a da família de uma vítima, Vasco, de 13 anos, e a da família da sua principal agressora e colega de turma, Raquel, de 14 anos, que acaba igualmente por se tornar um alvo de maus tratos. Os sentimentos de vergonha, revolta e culpa dos intervenientes na história, e ainda a dificuldade dos pais em perceber a realidade em que os filhos vivem, vão marcar o dia-a-dia destas duas famílias. A prioridade passa a ser, então, resgatar a comunicação com os dois adolescentes, a tempo de recuperá-los para a sociedade e para a vida.

PERSONAGENS

FAMÍLIA DIAS:

VASCO DIAS - António Sanches (13 anos)

É um miúdo tímido, mas com elevada auto-consciência. Astuto e estudioso, está habituado a ser o melhor aluno, o que lhe dá o respeito e admiração dos professores e boa parte dos colegas. No fundo, Vasco sempre beneficiou do ambiente de forte estímulo ao estudo existente em sua casa. Criado apenas pela mãe, procura no irmão a segurança e proteção do progenitor, o que às vezes não é bem compreendido por David. Com a mãe tem igualmente uma relação muito próxima, embora desde há um ano ela esteja assoberbada de trabalho com o doutoramento. Quando crescer, quer ser engenheiro informático como o irmão. Tem facilidade em mexer com computadores, telemóveis e todo o tipo de gadgets tecnológicos. A entrar na puberdade, vai sentir-se apaixonado pela primeira vez na sua vida e, apesar da timidez, não se irá coibir de ir à luta. Gosta de filmes de fição científica e o seu maior sonho é ser uma das primeiras pessoas a ir viver para outro planeta.

SOFIA DIAS - Cristina Carvalhal (45 anos)

Professora universitária, vive atarefada entre o trabalho e os filhos, procurando um equilíbrio por vezes difícil de conseguir. Sustenta a casa sozinha e com dificuldades, desde o dia em que o marido a deixou, na altura em que se encontrava grávida de Vasco. Também por isso tornou-se uma "leoa" na educação com os filhos, exigente e protetora. De resto, tem com eles uma relação genuína e frontal. Atualmente, encontra-se a fazer o doutoramento, o que lhe provoca períodos de grande ansiedade e também de ausência e desconcentração relativamente ao acompanhamento dos filhos.

DAVID DIAS - Ivo Lucas (18 anos)

Estudante do 1º ano do curso de Engenharia Electrotécnica. Bom aluno, comunicativo, mulherengo, ganha algum dinheiro vendendo downloads de séries, filmes e música, situação que lhe provoca alguns conflitos com a mãe. Apesar de não ter muita paciência para a dependência de Vasco relativamente a si, é um irmão presente e está sempre a tentar fazer com que ele "saia da casca e da saia da mamã", e se autonomize. Ele também sabe o que é viver sem um pai e não quer que o irmão sofra com essa ausência.


FAMÍLIA MONTEIRO:

RAQUEL MONTEIRO - Inês Faria (14 anos)

Filha única, passa a maior parte do tempo sozinha em casa, com a empregada ou com os amigos. Está habituada a mentir aos pais para conseguir o que quer, seja dinheiro, seja um programa com os amigos. É esperta e tem um natural espírito de liderança que cativa quem está à volta dela. No entanto, não se coíbe de enfrentar (seja frontal ou cinicamente) quem se puser no seu caminho ou quem a tente contrariar. Nesses casos, age sem contemplações até por saber que é uma forma de reforçar a sua imagem perante os colegas. No fundo, é uma miúda com fortes carências afetivas, que mostra uma necessidade de ser aceite e de estar rodeada de outros alunos na escola, nem que para isso tenha que agir de uma maneira incorreta. É fã da saga "Twilight".

FERNANDO MONTEIRO - António Carneiro (50 anos)

Diretor numa empresa de telecomunicações passa a vida em viagens, restando pouco tempo para se dedicar à família. Perante as ausências prolongadas, perdeu o estatuto de chefe da casa, embora no fundo até agradeça. Tornou-se um "yes, man" perante Maria Antónia e tenta defender a filha em qualquer circunstância, mas sem sucesso. Acaba, assim, por ter uma ligação mais próxima de Raquel do que de Maria Antónia.

MARIA ANTÓNIA MONTEIRO - Sofia Portugal (50 anos)
 
Vive para a loja de jóias que tem num centro comercial, onde passa inclusive os fins de semana. Faz questão de ser financeiramente independente do marido e, por isso, tal dedicação à sua vida profissional. Dá muita importância ao aspeto físico, tentando conciliar o ginásio com os tratamentos de beleza. Perante este contexto resta-lhe pouco tempo para tratar da casa e, sobretudo, para dar atenção à filha, com a qual tem uma relação extremamente conflituosa. Passa a vida a pôr a filha de castigo e é dela a ideia de a transferir para o ensino público depois de chumbar o último ano.