Header Ads

Fantastic Entrevista [Especial Porto Canal] - 6ª edição



Esta semana estamos em entrevista com Humberto Ferreira, jornalista do Porto Canal e também do jornal Record. Esta semana recebemos, como de costume, dois convidados, desta vez um homem do desporto e outro informação. Humberto Ferreira e Tiago Girão. Fique para conhecer melhor estas duas caras, já muito próximo do fim do Especial Porto Canal e também dos 7 anos da estação.

Entrevista a Humberto Ferreira


1-O Humberto apresentada diariamente no Porto Canal o Territórios. O que é para si este programa?
O Territórios é um espaço de completa proximidade com o telespectador. É o espaço noticioso do Porto Canal onde passam as reportagens de grande parte dos eventos que se realizam entre Aveiro e Caminha ou Chaves e Lamego. São 15 minutos de notícias que não cabem num Jornal das 13, Jornal Diário ou Último Jornal, mas têm e devem ser divulgadas.

2-Recentemente o Territórios passou a ser emitido em directo. Sentiu de alguma maneira esta mudança?
Nenhuma. As mudanças que o Territórios teve surgiu em Agosto de 2011 com a entrada do Domingos de Andrade para a direcção de informação e programação. Até lá o programa era emitido apenas com as reportagens e a partir desse momento começou a ser emitido com a apresentação em estúdio e desde sempre foi feito num formato como se fosse em directo, embora fosse gravado, mas todo aquilo que as pessoas viam no ar era o que tinha sido gravado. Com o directo diário a partir da temporada passada veio acrescentar aina mais actualidade ao formato, uma vez que podemos colocar uma reportagem a anunciar, imaginemos, uma feira artesanal que começa no dia seguinte. E penso que essa mudança melhorou o formato.

3-Revista da Semana é também um espaço que apresenta. Sendo abordada toda uma semana é um programa mais difícil de construir?
Bem mais difícil de construir, mas nesse capítulo sou sempre bem apoiado, quer o Domingos de Andrade, quer a Vanda Balieiro, chefe de redacção, tal como os apresentadores dos jornais alertam-me para os temas ou comentários que devem ser destacados na Revista da Semana. A grande dificuldade semanal é conseguir colocar numa hora tantas notícias fortes ou comentários relevantes.


4-Sente-se concretizado no Porto Canal? Imagina-se estar no futuro a apresentar um formato como o Jornal Diário?
Costumo dizer que sou um privilegiado. Faço o que gosto, sou jornalista tal como comecei a ambicionar em 1994 com 11 anos por isso posso dizer que me sinto concretizado, mas não conformado e acho que no posso fazer muito mais pelo Porto Canal. Os espaços noticiosos do Porto Canal, como o Jornal das 13, Jornal Diário e Último Jornal já têm excelentes jornalistas a dar a cara. A televisão também é um fenómeno de fidelização dos telespectadores e os telespectadores do Porto Canal já sabem que aquela hora é aquele apresentador a 'dar as notícias'.

5-Acha muito difícil fazer um canal fora de Lisboa?
Num fiz um canal a partir de Lisboa, mas pelo que vejo e sinto há mais obstáculos em fazer televisão a partir do Porto. Ainda assim grande parte dos organismos têm delegações na região Norte, portanto sem grande dificuldade conseguimos obter reacções a notícias a partir da cá. Mas convém recordar que o Porto Canal, apesar de estar sediado no Porto tem delegações em vários cidades portuguesas e uma delas é Lisboa. A notícia está em todo o lado... nós tentamos acompanhá-la rapidamente.

6-Trabalha num canal com clube, o Porto Canal. Como vê o FCP no Porto Canal?
Muito positiva. Principalmente para quem está no canal desde antes da entrada do FC Porto. A mediatização aumentou, tal como a exigência. Sabemos que agora os olhos dos telespectadores estão mais focados naquilo que fazemos e esperam sempre o melhor. A marca FC Porto traz sempre mais telespectadores.

7-Como chegou até à comunicação e, por fim, ao Porto Canal?
Cheguei à comunicação social em Março de 1999 para fazer produção de tarde desportiva na Azeméis FM, uma rádio local de Oliveira de Azeméis. Fiz o meu percurso jornalístico sempre nessa rádio, primeiro em regime de part-time apenas aos fins-de-semana, primeiro na produção, mais tarde na apresentação e narração de jogos de futebol e hóquei em patins, até que em 2005 fiquei a trabalhar a tempo inteiro. Em Maio de 2009 cheguei ao Porto Canal. Fui chamado pelo director de informação na altura, o Fernando Tavares, e cá estou, com muito orgulho.

8-Que concelho dá aos jovens que gostariam de chegar à área da comunicação?
Mais do que trabalhar e estudarem para isso, pensem em fazer coisas que novas no meio da comunicação. Infelizmente é um mercado saturado, mas continuo a acreditar que há sempre espaço para os melhores.

Entrevista Tiago Girão


1-O Tiago é um dos homens do desporto do Porto Canal? Como viu a entrada do clube no Porto Canal? Acha que trouxe benefícios à estação?
Em primeiro lugar, penso que a forma que o FC Porto encontrou para ter uma televisão julgo que é bastante inteligente. Isto é, ter um canal de televisão generalista com espaço para os conteúdos FC Porto. Respondendo à pergunta, o Porto Canal só ficou a ganhar com a entrada do FC Porto, porque ganhou uma nova dimensão e, por isso, os conteúdos FC Porto são estratégicos para o sucesso do projecto. 

2-Está ligado ao desporto e, simultanemanete, à comunicação. É ''apaixonado'' por qual destas áreas?
Estou acima de tudo apaixonado pelo projecto Porto Canal, com a particularidade de continuar a fazer desporto que é uma das áreas do jornalismo que mais gosto.

3-Era um dos jornalistas do desporto da SIC e trocou-a pelo Porto Canal. Notou uma grande diferença na forma de trabalhar?
No início sim. Mas passados dois anos, a forma como estamos a trabalhar está mais próxima daquela que conheci na SIC. O meu objectivo é que possamos ir melhorando cada vez mais. Pensar que estamos melhores e viver à sombra disso, significa que vamos estagnar. E nós queremos temos que ter a ambição de sermos cada vez melhores até porque temos capacidade para isso.


4-Tomou uma boa decisão?
Estive 8 anos na SIC, onde aprendi tudo o que sei na área do jornalismo televisivo. É uma grande escola à qual me orgulho de ter pertencido. Mas, numa determinada altura, a SIC não me estava a dar aquilo que precisava para continuar a evoluir. Necessitava de um novo desafio e de um novo projecto. E foi neste contexto que surgiu o Porto Canal e o convite do FC Porto. Aceitei de imediato porque, como disse aos meus colegas da SIC quando me despedi deles, queria ser mais feliz e regressar ao meu Porto de abrigo, a minha cidade!

5-Já vê o Porto Canal pela sua casa, mesmo depois de estar 8 anos em Carnaxide?
O Porto Canal está em minha casa, assim como em milhares de lares em Portugal. Sou um grande consumidor de televisão e faço questão de ver tudo o que posso, desde canais nacionais a internacionais. A televisão está em constante mudança e, para se saber de televisão, é preciso consumi-la.

6-Costuma acompanhar as audiências do Porto Canal? Costuma ter boas notícias?
Vejo com regularidade as audiências do Porto Canal. E posso garantir que são encorajadoras, em especial as que se referem aos espaços do FC Porto onde temos tido audiências que batem todas a concorrência em muitos momentos.

7-Quando era pequeno o que queria ser quando ''crescesse''?
Muita coisa, mas nunca jornalista!

8-Sente-se concretizado?
Sinto-me feliz e entusiasmado. Concretizado ainda não totalmente, porque ainda tenho muitos projectos que quero colocar em prática no Porto Canal, projectos ligados aos programas do FC Porto. 

Produção: António
Convidado: Humberto Ferreira e Tiago Girão
Fantastic Entrevista 2013