Header Ads

Saídos da Rádio - Edição 8 | Coração Noir

 

Saídos da Rádio é o espaço do Fantastic Televisão onde damos a conhecer novos talentos da música portuguesa. Nesta 8ª edição, os nossos convidados são os Coração Noir,  um colectivo que está enraizado numa sofisticada pop clássica, com alguma inspiração na década de 80, incorporando também na sua sonoridade a estética acústica de outros estilos, entrelaçando harmonias com melodias que extravasam rótulos singulares. 

Em Coração Noir dominam ritmos suaves e calmos, com andamentos lentos pontuados por explosões de energia e vivacidade, que convivem com temas declaradamente fortes e cadenciados de ponta a ponta.
ENTREVISTA

01 - Os 'Coração Noir' nascem em 2014, em Lisboa. Como surge este projeto? 
A ideia e as orientações sonoras e estéticas fermentaram uns anos (desde 2011, talvez) na cabeça do Pedro (o baterista), até que se criaram as condições para avançarmos com o projeto. Essencialmente, foi uma questão de reunir as pessoas certas que estivessem em sintonia com essas orientações. O nosso denominador comum é o Jaime (o pianista) que nos conhecia a todos. Quando o Pedro criou os 'Coração Noir', foi o Jaime quem “recrutou” a Pandora e o Vasco. O Bruno já tocava com o Pedro.

02 - Pandora, Bruno Vicente, Jaime Oliveira, Vasco Corisco e Pedro Marques compõem a banda. Antes dos 'Coração Noir' que projetos faziam parte das vossas vidas?
O Pedro e o Jaime são os únicos que a nível profissional se dedicam exclusivamente à música. Os restantes têm outras profissões que conjugam – tanto quanto possível – com a atividade musical. Todos nós já passámos por outras bandas e experiências musicais, o que nos dá algum à vontade na exploração dos sons, quer a nível da composição musical, quer na escrita das letras.

03 - A 2 de outubro lançaram o primeiro single, precisamente com o nome "Coração Noir". O que podemos esperar deste tema?
O single com o nome da banda é um tema declaradamente doce e melódico, embora com um ambiente saudoso e nostálgico, que achámos que seria um bom cartão de visita da banda. Depois deste, virão temas que exploram outras cadências, timbres e harmonias, apesar de manterem em comum com ‘Coração Noir’ os elementos de base que caracterizam o nosso som. O que esperamos é que quem ouça a canção fique com vontade de conhecer mais.



04 - A música faz parte de Coração D'Ouro, a novela da SIC que chega diariamente a mais de um milhão de espetadores. Qual a importância da inclusão do vosso tema na banda sonora da produção televisiva?
Para nós é uma excelente oportunidade para fazer a nossa música (e o nosso nome) chegar a mais gente. Tivemos a fortuna de termos sido acolhidos pela Farol Música, a quem estamos muito gratos e com quem temos adorado trabalhar, e através deles ter chegado à SP e à SIC, que nos deram a honra desta inclusão em Coração D’Ouro. Isto é um feito tão importante para nós que até vamos passar a ver a novela.

05 - No início de 2016 irão lançar o vosso primeiro registo de longa duração, exclusivamente composto de temas originais. Como está a correr a gravação do álbum?Sobre rodas! Apesar de não haver ainda uma data prevista para esse lançamento, estamos já a fazer o trabalho preparativo desse álbum que em princípio terá 10 temas. Temos a sorte de ter acesso a um estúdio profissional de gravação onde podemos estar a qualquer hora do dia ou da noite, o que facilita muito o processo técnico e criativo. Durante as sessões de gravação ocorre, por vezes, encontrarmos e experimentarmos caminhos diferentes do que estava previsto inicialmente. Só consideramos um tema terminado quando está masterizado!

06 - Os 'Coração Noir' seguem uma linha de pop clássica sofisticada, inspirando-se ainda na década de 80. De que forma isto é notório da estética e sonoridade do vosso trabalho?

Tentámos trazer o som do piano de volta à pop e, ainda para mais, com um papel predominante no nosso som. Os anos 80 sentem-se muito quando, em alguns temas, o piano é substituído pelos sons dos sintetizadores analógicos que remetem para a pop electrónica dos anos 80 (ocorre-me o exemplo dos Depeche Mode). Esta faceta ainda não foi revelada, pois não está muito presente no primeiro single, que tem um som mais acústico.

07 - O nome da vossa banda advém do género noir do cinema, cujos filmes assumem ambientes escuros, visual e sonoramente. De que forma o cinema foi uma inspiração?
Penso que falo por todos quando digo que o fascínio pela banda sonora é comum aos cinco elementos. A forma como a música assume protagonismo nos filmes exerce em nós um fascínio muito forte (o que seria do Psycho sem a angustiante banda sonora, e o que seria do Darth Vader sem a antecipação criada pela marcha imperial…). É por isso que tentamos dar à nossa música uma qualidade cinematográfica, ampliando os ambientes para onde os temas poderão transportar quem os ouve. O film noir tem características que consideramos comuns aos ambientes que procuramos recriar – a cidade, a noite, a femme fatale, as relações impossíveis…

08 - Todos os vossos temas serão em português. Porquê esta opção?
É uma escolha assumida e um desafio. Fala-se muito do facto de o português ser uma língua pouco musical e com uma métrica difícil de ajustar a uma linha melódica, e nós tentamos mostrar o inverso – o português pode soar muito bem na música, com a vantagem de assumirmos a nossa herança cultural. Se isso poderá limitar uma eventual projecção no estrangeiro? Logo se verá…

09 - Como e onde poderemos acompanhar o vosso trabalho?
O ponto de contacto privilegiado é a nossa página de Facebook (facebook.com/coracaonoir), onde vamos publicando todas as novidades da banda. Também temos o nosso canal YouTube (youtube.com/coracaonoir), vocacionado para tudo o que for material videográfico, e está ainda em fase embrionária um website oficial da banda. A Farol, através dos seus canais, também vai partilhando tudo o que nos diz respeito.

10 - O que podemos esperar dos Coração Noir?
Pergunta difícil… Para já, estamos a promover o primeiro single e, como já dissemos, estamos também em estúdio a gravar os temas que vão figurar no álbum de estreia, com lançamento previsto para 2016. Nessa altura, começaremos também com concertos ao vivo. Acima de tudo, queremos fazer cada vez mais e melhor, compondo e tocando a música que gostamos, mas nunca perdendo de vista que haja pessoas que gostem tanto de a ouvir como nós de a compor. A música é de quem a ouve!

Saídos da Rádio - Edição 7
Convidado: Coração Noir
Produção: André Oliveira
Agradecimentos: Farol Música